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PRESENÇA DIGITAL NO ES : 21 anos e 21 coisas que aprendemos

No final de 1995 demos um passo marcante para a história digital do ES, criamos o primeiro portal de conteúdo na internet, o www.gazetaonline.com.br (*), um dos pioneiros do Brasil. Tínhamos várias dúvidas e uma única certeza, o movimento digital veio para ficar e transformar as relações da sociedade.

Entendíamos que o formato de comunicação, baseado na relação interativa, atenderia requisito básico da sociedade e, portanto, ela própria se encarregaria de consolidar este movimento em um pequeno prazo.

Muitas marcas participaram deste movimento sem entender bem o porquê e nem para que, simplesmente queriam estar presentes. Novas marcas surgiram e muitas empresas desenvolveram sites, blogs, post, novos produtos, novos modelos de negócios, entre outras soluções, com sucesso e, em contra partida, algumas ficaram esperando que este movimento fosse uma onda e logo passaria.

Atingimos a maioridade (21 anos) concluindo que a presença digital hoje já faz parte da vida do consumidor, é uma realidade, porém, a evolução continua acelerada, e continuará mudando a nossa percepção de consumo, dos negócios e das relações.

Quem vivenciou aprendeu muito, mas temos que avançar, conhecer melhor quem são e o que fazem estes novos consumidores.

Inspirado em artigo escrito pelo Especialista em Informações digitais Bruno Rodrigues, descrevemos 21 coisas que aprendemos nestes 21 anos e queremos compartilhar para sua reflexão.

Boa sorte!

1.Você é uma marca, não um adolescente que precisa fazer tudo o que seus amigos fazem. Portanto, se não sabe exatamente o porquê de estar no meio digital, não o faça.

2.Perceba o momento certo de fincar bandeira no território online. Criar justificativas aparentemente ‘estratégicas’ é meio caminho andado para dar errado.

3.O meio digital não é como uma lanchonete, em que você pede um combo tipo ‘fan page no Facebook + conta no Twitter + Instagram’. Nem sempre dá para abraçar o mundo com as mãos – aceite.

4.Especialmente em momentos de crise, você precisa de uma equipe para cuidar de cada um dos canais digitais.

5.Entenda: você precisa de gente que produza conteúdo.

6.Monitorar é bem diferente de cuidar. Quem cuida produz (conteúdo); quem monitora analisa (reações).

7.Monitorar é interagir. Traduzindo: responder a “cada-uma-das-questões-que-cada-um-dos-usuários-levantou”.

8.Não, não é moderno ou descolado deixar de responder a “cada-uma-das-questões-que-cada-um-dos-usuários-levantou”.

9.Não, o usuário não precisa entender que você, por ser uma marca ocupada, não pode interagir com ele.

10.Se você não responde a “cada-uma-das-questões-que-cada-um-dos-usuários-levantou”, é porque você não tem dinheiro para colocar gente que possa interagir com o público, simples assim. Ou então não entende nada de presença digital – neste caso, volte duzentas casas.

11.Produzir conteúdo para mídias sociais não é criar “carimbos” pré-fabricados e meticulosamente agendados para entrar tal dia, em tal segundo. Sério: seu público reconhece um conteúdo sem alma.

12. A web não surgiu ontem. De certa maneira, todos os seus amigos e parentes são Analistas de Mídias Sociais.

13. Sim, sites e portais ainda existem e são muito úteis e acessados.

14. Um site (ou um portal) é um ambiente estruturado, perfeito para conteúdos fixos.

15. Mídias sociais são ambientes não estruturados, feitos para conteúdos flutuantes. Não viu, passou, morreu.

16. Os dois podem conviver, com televisão e web. Ou até se misturarem de vez em quando. Mas um não mata o outro (nem precisava dizer isso, mas a gente diz).

17. Ter personalidade não é criar personagens para interagir no Twitter, apenas. O pinguim do Ponto Frio – um dos maiores clichês de papo de mesa de chope sobre mídias sociais de todos os tempos – não acontece todo dia, e isso não significa que você não pode inovar (duvida? releia o número 10).

18. Tenha vergonha de fazer benchmarking antes de começar um projeto. É feio olhar para o que o coleguinha fez antes mesmo de você pensar no que vai fazer. Isso fala mal – bem mal – de você. Tenha coragem, gafanhoto, primeiro pense e depois (mas só depois) olhe para o lado.

19. O mundo digital não será o mesmo daqui a três anos, assim como não era há três. Não pense que ‘entende o mercado’ apenas porque sua marca está inserida nele.

20. Hoje, todos querem que as marcas os surpreendam. Inclusive você. Dinheiro aplicado pressupõe resultados. É fácil falar, mas difícil pensar no dia a dia. Imagine cada post precisando gerar retorno. Resultado é um conjunto de fatores que envolvem principalmente a operação do negócio.

21. Parabéns! Você chegou ao final da primeira etapa do ciclo de 147 etapas para entender o meio digital. Força, foco e fé, você chega lá!

(*) O Portal Gazetaonline é de propriedade da Rede Gazeta (Vitória-ES) e tivemos o apoio fundamental do CEO - Carlos Fernando Lindenberg (Café) e uma equipe multidisciplinar gerenciada por Fernando Kunsch.


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