top of page

A ÚNICA CERTEZA É QUE MUDAREMOS!


As mudanças fazem parte da nossa vida, porém, hoje elas acontecem com uma velocidade exponencial, verdades absolutas são destruídas e, a única certeza que temos, é que novas mudanças virão. Vivemos um dos maiores desafios da história da administração, novos conceitos orientam os negócios: Mobilidade, Interatividade, Colaboração, Emoção, Engajamento, entre outros, além de tudo, temos que cuidar da governança, da crise, do caixa, etc... . Como sobreviver?

Algumas metodologias começam a se destacar como, por exemplo, a Lean Startup (Startup Enxuta) nascida no ambiente digital, mas pode ser aplicada também na maioria das empresas. Ela orienta o ciclo: construir + medir + aprender.

As transformações vieram para ficar, não são mudanças lineares, são disruptivas e exigem nova visão do mundo, novos modelos de negócios e novas atitudes empresarias. As empresas tem tido dificuldades em entender e praticar estes novos modelos e, surge uma grande preocupação, a alarmante projeção de mortalidade das empresas.

A tecnologia é a principal alavanca destas transformações, porém, a grande inovação está na relação com o cliente. Temos consumidores com hábitos totalmente diferentes dos padrões que vivíamos até então. Temos novos entrantes no processo de consumo, como por exemplo, a entrada de + de 10 milhões de mulheres no mercado de trabalho, uma geração inteira que nasceu na era digital, conectada, entre outros.

Também começa a ficar claro que o papel do consumidor mudou. Ele quer participar, colaborar, ser protagonista no desenvolvimento dos produtos e serviços. Sai do papel de usuário para o de participante ativo do desenvolvimento dos produtos e serviços.

Estamos na frente de um novo consumidor e, podem ter certeza, eles são os principais avalistas destas transformações. A absorção destas transformações tem sido natural para uma boa parcela deles, em contraste com as dificuldades que as empresas tradicionais têm de se reinventarem. Temos que entender os seus motivos, a sua forma de agir, de pensar e se relacionar com as marcas. Este é o maior desafio dos negócios.

Muitos empresários, de uma forma geral, ficam como se estivem anestesiados, quase incrédulos de que estes fatos ocorrerão em sua indústria ou empresa. Mas podem ter certeza que sim e, em breve.

O que fazer? Não sabemos bem aonde estas transformações vão nos levar, a única certeza que temos é que não podemos ficar parados, temos que avançar e ir apreendendo como mudar a nossa relação com os consumidores, criando um novo modelo mental para nossas organizações, praticando o ciclo: construir + medir + aprender, enfrentar mais riscos, aprender com os erros, ter uma organização mais leve, ousada e com capacidade de se reinventar de forma continua. Parece difícil? Sim, mas saibam que milhares de empresas estão tomando este caminho e com sucesso como demonstram os cases: Uber, Facebook, WhatsApp, Netflix, etc...

E você, como está enfrentando estas transformações?

 

bottom of page